Home
Contato
 
 
Hidronefrose | outras informações
 

- O que é isso?

Hidronefrose significa dilatação dos rins e, caso o ureter ( canal que liga o rim à bexiga ) também esteja dilatado utiliza-se o termo ureterohidronefrose.

- Como se descobre?

Atualmente,  a  maioria  dos  casos  de hidronefrose é descoberta durante a gravidez  através  da  ultrassonografia.   Entretanto, alguns casos  só  são diagnosticados após o nascimento quando a criança apresenta infecção urinária ou outros sintomas relacionados ao trato urinário, como dor ou dificuldade para urinar.

- O que causa?

Várias patologias dos rins e das vias urinárias se apresentam como hidronefrose, tal como: refluxo vésico-ureteral de grau elevado, válvula de uretra posterior, megaureter , ureterocele, estenose da junção uretero-piélica, duplicidade pielo-ureteral, entre outras.

- Por que investigar?

A criança que tem hidronefrose fica propensa a apresentar infecção urinária, dificuldade para eliminar a urina, pressão alta e diminuição da função renal, dependendo do tipo de distúrbio que a propicia. A maioria dos casos de hidronefrose não é grave e algumas podem desaparecer espontaneamente com o crescimento da criança, sendo poucos os casos que necessitam de cirurgia. Daí a necessidade de investigação através de exames ultrassonográficos , radiológicos e de medicina nuclear, para programar o melhor tratamento para o paciente. Porém, mesmo os casos que não necessitam de cirurgia precisam de acompanhamento periódico com o nefrologista pediatra, a fim de realizar exames clínicos e laboratoriais e evitar complicações como infecção urinária, hipertensão arterial e diminuição da função dos rins. Além disso, até que a investigação através dos exames de imagem seja concluída  e dependendo do defeito encontrado , algumas crianças necessitarão utilizar pequenas doses de antibiótico para prevenir o aparecimento de infecção na urina.

 
 

Internações
Hospital São Domingos

 
ENDEREÇOS
Av. Prof. Carlos Cunha, nº 1, quadra 7, sala 504
Medical Center Jaracati
Jaracati – São Luís-MA
CEP 65.076-082
Tel/Fax: (98)3231-2502

Av. Jerônimo de
Albuquerque, 540
Hospital São Domingos
Bequimão – São Luís-MA
CEP:65060-645

Tel: (98) 3216-8198

(Hemodiálise)

 

................................................................................................................................

Dicas de Saúde
 
Recomendações dietéticas para o paciente com ácido úrico elevado.
 
   
 
Recomendações dietéticas para o paciente hipertenso.
 
 
 
................................................................................................................................

Home | Corpo Clínico | Convênios | Instalações
Serviços | Doenças | Links | Contato
 
© todos os direitos reservados à Renal Clínca LTDA.
desenvolvido por I-AGENCIA.COM